quinta-feira

A LÍNGUA FLÁCIDA

. Posted by Picasa

A língua flácida é uma língua hipotônica.
E o que vem a ser isto? É uma língua com tônus muscular baixo.
Sabemos que a língua é um músculo, e como tal, precisa de condicionamento para possa obedecer aos comandos da deglutição e da fala.
E qual é o problema de tônus baixo?
A língua fica grande, solta, com pouca mobilidade e flexibilidade. Desta forma, não se posicionará corretamente na emissão sonora. Os fonemas estarão distorcidos e a dicção prejudicada.
A língua flácida também forçará uma respiração bucal (respirar de boca aberta), pois é como se ela não coubesse dentro da cavidade oral, empurrará as arcadas dentárias para fora, e com o tempo, toda a dentição estará comprometida. Respirando pela boca, não existem condições de encher os pulmões de ar até a base, portanto o resultado será uma má formação de massa de ar e má emissão sonora.
O cantor ou o orador, com língua flácida, respirará mal, não se fará entender pelo seu ouvinte, poderá expelir saliva durante a emissão e sentirá fadiga após o show, pois, certamente, terá forçado a voz na região das pregas e não se utilizará de apoio muscular.
Pessoas que se identificam com este problema devem se encaminhar para um fonoaudiólogo, que lhe proporcionará exercícios que fortalecerão seu tônus de língua e restabelecerão um posicionamento adequado.
Com a língua em posição de concha(colher dentro da cavidade oral), o indivíduo deve estar com a ponta voltada para cima, para o palato duro (céu da boca)...assim, a língua estará na posição ideal de repouso. Consequentemente, sua respiração estará apropriada e, sendo a respiração o carro-chefe do bom desempenho vocal, o orador ou cantor terá domínio de seu instrumento natural, que é a voz.

UM EXERCÍCIO QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA:

Faça um rotatório com sua língua ,girando-a nos sentidos horário e anti-horário, passando pelas bochechas, região da mucosa superior à arcada e região da mucosa inferior à arcada.
Não fique toda a vida girando para o mesmo lado, alterne sempre!

JACQUELINE TRINDADE VIEIRA
Fonoaudióloga-RJ
jac.vie@gmail.com
Acompanhe as dicas da Jacqueline nesse blog!!
Logo mais ela volta com outras matérias interessantes pra gente!!!

2 Comentários:

Anonymous Danielle Gazabini disse...

O termo atual (convencionado há mais ou menos 4 anos atrás) para denotar falta de tônus na língua é HIPOTENSÃO...e se aplica somente a esta musculatura.

29 dezembro, 2005 14:28  
Blogger Sonia disse...

Oi, meu filho tem 18 anos, e usa aparelho. A orto disse para ele visitar uma fono, pq a lingua dele é muito larga, prejudicando o alinhamento correto, será que ainda há tempo para ele corrigir? E qual seria os exercícios adequados? Agradeço imensamewnte.

Sonia
se possível por email:casarirodrigues@hotmail.com

18 fevereiro, 2011 11:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial

Google
 
Democracy Now! | Web Banners