VIBRATO


O vibrato,
aquele som percebido na sustentação de uma nota,
no prolongamento de uma sílaba, está assentado numa vogal,
seja ela /a/, /ê/, //é/, /i/, /ó/, /ô/ ou /u/.
Por que vogal e não consoante?
Porque a vogal é que sempre confere o caráter sonoro da fala e do canto. Quando o ar é bombeado para as pregas vocais (o par de pregas),
elas entram em ondulação e o som nasce.
Se o cantor(a) colocar a nota no lugar “certinho” (na caixa de amplificação/ressonador) e tiver ar sobrando, o vibrato pode acontecer naturalmente.
É o conforto da emissão.
O que não quer dizer que para se emitir uma nota, com conforto, precisamos do vibrato.
Pode acontecer ou não.
Alguns têm vibrato natural, flui facilmente, sem o menor esforço, outros forçam o vibrato e fica, auditivamente, mal sonorizado. Não soa bem e não é desejável desta forma.
Como posso realizar um vibrato?
Aprendendo e automatizando a respiração correta para o canto e utilizando um apoio muscular necessário à sustentação do som.
O vibrato deve ser sempre uma conseqüência e não um objetivo.
jac.vie@gmail.com
Jacqueline Trindade Vieira
fonoaudióloga
Niterói-RJ
Especialidade: voz falada (disfonias, afonias, oratória e estética vocal)
16 Comentários:
onhe!!!!
Noussa ja tem uns dias que num passo por aqui.
Sabe como é semana de provas, entrega e apresentação de trabalhos, mas acabou graças a Deus!
Espero que tenha tido uma semana ótima e que o "findi" seja melhor ainda!!!
Bjão moça !
Obrigada Joicyanna!!!!
Você é sempre muito bem vinda aqui no meu blog!!!!
Um grande beijo no seu coração!!
Cíntia
Cíntia.....gostei muito de seu blog......gosto muito de canto apesar de não entender nada e de nunca ter entrado em uma escola......bem eu queria perguntar-te sobre canto gutural assim como deixei no orkut essa pergunta......meu msn é evandro_belmar@hotmail.com se vc puder adicionar-me ou ate mesmo mandar e-mail estou esperando ansiosamente por sua resposta
Oi!
Meu nome é Solange peguei o seu endereço na comunidade de tecnica vocal do orkut. Essa questão do vibrato é realmente muito complicada, pq já estudo canto há cerca de um ano, e não tenho nada de vibrato. Sou contralto e tenho mania de deixar a voz muito "pesada", imagino que isso também deva prejudicar um pouco.
O tópico é muito legal, e o blogg também.
bjo da sol
sol.andreazza@gmail.com
Olá Cintia, meu nome é Frank e achei o seu blog numa comunidade de tecnica vocal. Gostei muito dos tópicos! Eu sou o famoso cantor de chuveiro. Gosto muito de cantar, apesar de não saber nada sobre canto. Eu me cadastrei na sua comunidade no Orkut, espero a sua aprovação!Um grande abraço, valeu!
Achei muito legal esse comentário mas de que maneira posso conseguir um apoio muscular se puderem me responder!parabens essa página é muito interessante.
Oi Cintia....
queria dizer que acho muito interessante suas dicas..
e me paoego muito a elas..
se puder add no msn, por favor..
nando_dc_87@hotmail.com
obrigado.
Como sou nova no assunto, sou contralto e tem duas coisinhas que está dificil, que é o vibrato e fazer a segunda voz (que eu acabo seguindo a primeira voz). Tem uma dica legal, que possa me ajudar?
considero meu vibrato natural mas gostarei de receber algumas aulas ou audio com esse tema!
aguardando!
oi Cintia!!!!!
Estudo canto há dois meses.
e estou tendo uma grande dificuldade em VIBRATO.
O professor me disse que o meu vibrato é de garganta e preciso usar mais o diafragma..
não estou conseguindo......
que tecnica é muito eficiente para isso acontecer?!
Grato
Fernando Miranda
Olá Cíntia,
Gostei do seu post, pois tenho lido e visto materiais que ensinam vibrato, mas nenhum falou a sua abordagem no sentido de que o vibrato não deve ser o "objetivo" e sim a "consequencia".
Creio que o post ficou a desejar apenas em não ter informado qual a formação muscular correta para que o vibrato saia naturalmente...
fico no aguardo...
Oi.
Meu nome é Junior
eu queria tirar uma duvida.
Quando eu canto eu nao consigo sustentar muito tempo a voz porque falta ar, e antes nao faltava eu queria saber como eu faço para corrigir isso ou como trabalhar para melhorar!
Obrigado.
oi, meu nome é Ramilla.. adorei seu blog, e eu tenho uma preocupaçao com a minha voz... desde novinha eu sempre fui encantada por musica.. mas nunca fiz aula de canto pois ñ tenho mtas condições... eu axava q eu era mto boa pra cantar ate q me dei conta q ñ... e desde aí eu venho tentando evoluir na musica... mais sozinha, claro. e eu fico precupada pq a minha mae fumou durante minha gestaçao, eu conviv com fumaça de cigarro o tmpo tdo em casa, alem d q na minha casa tem 1 oficina mecanica, entao aí ainda tem mais contaminação. eu kero saber se isso vai comprometer a minha voz ou os meu pulmoes. é possivel q eu nunca aprena a cantar bem por isso?? se for me responder por e mail responde nesse:ramilla_myimmortal@hotmail.com
Olá
eu tenho canto a muito tempo, e sempre usei vibrato sem problema nenhum, até algumas peças o exigiam, mas agora estou num coral onde o regente não suporta lírico e canot com vibrato, então está sofrido pra mim, porque pelo que li em muitos lugares meu vibrato é natural, e ele quer que eu o perca. Nunca forcei, e nãoa cho feio, acho lindo ainda mais em uma mpusica mais erudita... Mas como fazer para "perder" este vibrato? cantar sem ele, me parece dificílimo
Olá!
O vibrato é um defeito das cordas vocais?
É que acho que tenho vibrato natural; eu nem forço, mas quando canto sai assim...
Como estou com problema nas pregas vocais - já tive calo e fenda - às vezes quando vou cantar em tom reto, e de maneira "lisa" sem vibrato, minha voz falha... então pensei que isso pode significar que o vibrato seja um defeito.
Pode me explicar?
Nao, o vibrato nao é um defeito ou um problema de cordas vocais.
O vibrato é conseguencia do conforto com que voce lida com o ar na hora que emite os sons.
Voce disse que ja teve calos e fenda..voce teve alta de todos esses problemas?
Quando sua voz falha, pode sim ser ainda o problema com fenda e calos.
Eu sugiro que voce procure um otorrino para avaliar o estado atual de suas pregas vocais, ok
boa sorte!!
abraços
Cintia Scola
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial