terça-feira

COMUNIDADE DA CÍNTIA SCOLA NO ORKUT

Visitem e juntem-se à minha comunidade no orkut!!!!
"Dicas de canto da cíntia scola"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3326819

Ficarei muito feliz mesmo de te ver lá!!
Um beijão bem grande pra todos!!!
Cíntia Scola

quinta-feira

A LÍNGUA FLÁCIDA

. Posted by Picasa

A língua flácida é uma língua hipotônica.
E o que vem a ser isto? É uma língua com tônus muscular baixo.
Sabemos que a língua é um músculo, e como tal, precisa de condicionamento para possa obedecer aos comandos da deglutição e da fala.
E qual é o problema de tônus baixo?
A língua fica grande, solta, com pouca mobilidade e flexibilidade. Desta forma, não se posicionará corretamente na emissão sonora. Os fonemas estarão distorcidos e a dicção prejudicada.
A língua flácida também forçará uma respiração bucal (respirar de boca aberta), pois é como se ela não coubesse dentro da cavidade oral, empurrará as arcadas dentárias para fora, e com o tempo, toda a dentição estará comprometida. Respirando pela boca, não existem condições de encher os pulmões de ar até a base, portanto o resultado será uma má formação de massa de ar e má emissão sonora.
O cantor ou o orador, com língua flácida, respirará mal, não se fará entender pelo seu ouvinte, poderá expelir saliva durante a emissão e sentirá fadiga após o show, pois, certamente, terá forçado a voz na região das pregas e não se utilizará de apoio muscular.
Pessoas que se identificam com este problema devem se encaminhar para um fonoaudiólogo, que lhe proporcionará exercícios que fortalecerão seu tônus de língua e restabelecerão um posicionamento adequado.
Com a língua em posição de concha(colher dentro da cavidade oral), o indivíduo deve estar com a ponta voltada para cima, para o palato duro (céu da boca)...assim, a língua estará na posição ideal de repouso. Consequentemente, sua respiração estará apropriada e, sendo a respiração o carro-chefe do bom desempenho vocal, o orador ou cantor terá domínio de seu instrumento natural, que é a voz.

UM EXERCÍCIO QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA:

Faça um rotatório com sua língua ,girando-a nos sentidos horário e anti-horário, passando pelas bochechas, região da mucosa superior à arcada e região da mucosa inferior à arcada.
Não fique toda a vida girando para o mesmo lado, alterne sempre!

JACQUELINE TRINDADE VIEIRA
Fonoaudióloga-RJ
jac.vie@gmail.com
Acompanhe as dicas da Jacqueline nesse blog!!
Logo mais ela volta com outras matérias interessantes pra gente!!!

domingo

CONSOANTES E VOGAIS

. Posted by Picasa

CONSOANTES

As consoantes são o que chamamos de “barreiras articulatórias”. “Barreiras" à passagem do ar/som”.
Pois todas elas vão exigir pontos de encontro entre a língua, as arcadas dentárias, a úvula (campainha) e os lábios.
Por exemplo: o "m" é bilabial, porque qualquer palavra com "m" a gente pronuncia tocando os lábios superior e inferior; já o "f" é labiodental, porque precisamos que o lábio inferior toque a arcada dentária superior; e o "k" é velar porque faz a gente “mexer” a úvula (campainha).
As consoantes são responsáveis por impulsionar o som ao se juntar às vogais. São a base de sustentação aérea. São o pontapé inicial do jogo da fala e do canto.
Experimente e perceba em você como se processam estas “barreiras” para que, no canto, você possa ter boa dicção e ser inteligível para os seus ouvintes ou para o seu público.

VOGAIS

Exatamente o oposto das consoantes, as vogais reinam absolutas!
São todas sonoras, todas fazem as pregas vocais se ondularem e o som vibrar.
São elas que lançam as verdadeiras ondas sonoras no meio-ambiente. Não têm “barreiras” à passagem de som, como na vocalização das consoantes.
Portanto, nosso único objetivo é enriquecê-las nas “caixas de som” naturais: nossas cavidades de ressonância, lá onde amplificamos ou reduzimos a quantidade de ar que idealizamos expirar, principalmente, nas cavidades oral e nasal.
Ali elas vão ganhar “corpo” e volume (se requisitado) até ficarem prontas para saírem na direção da abertura bucal.
Sejam bons (boas) motoristas da sua voz.

JACQUELINE TRINDADE VIEIRA
Fonoaudióloga – CRFa 7067-RJ
jac.vie@gmail.com

Confira as dicas da Jacqueline regularmente nesse blog!!!!
Google
 
Democracy Now! | Web Banners