quinta-feira

O "FALSETE"


. Posted by Hello
O FALSETE, como o próprio nome já induz, significa voz FALSA.
São as falsas pregas vocais que você usa para executar esse tipo de som; músculos que não têm participação direta na ativação das pregas verdadeiras.
Também utilizado como recurso para alcançar tons mais agudos, principalmente pelos homens, o falsete não requer esforço muscular, como apôio abdominal ou respiração costo-diafragmática, o que torna a laringe (região onde se abrigam as pregas falsas e verdadeiras) a responsável por produzir este tipo de som.
Lança-se mão do FALSETE quando queremos imitar voz de criancinha ou voz de desenho animado mas....
ATENÇÃO: a grande desvantagem do uso freqüente dessa voz é que pode condicionar o indivíduo de tal forma que não consiga utilizar sua voz verdadeira, ou tenha muita dificuldade para tanto, quando solicitado.Portanto, cuidado!!!!!!".
JACQUELINE TRINDADE VIEIRA
Fonoaudióloga
Niterói, RJ-Brasil
Especialidade: voz falada (disfonias, afonias, oratória e estética vocal)Formação: 1994.
jac.vie@gmail.com
A Jacqueline vai estar contribuindo periodicamente com informações valiosas pra gente entender melhor o funcionamento da voz.
Não deixe de conferir!!!!

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Olá! Eu sou estudante de música e uso canto como instrumento principal. Minha dúvida: o falsete pode ser produzido por mulheres? Me disseram que não, que somente os homens produzem essa sonoridade.
Parabéns pela pagina, é dificil encontrar na internet dicas tao completas e esclarecedoras.

22 maio, 2005 13:19  
Anonymous Anônimo disse...

Eu sou tenor e contratenor. Canto lírico,broadway, pop e mpb... minha voz de peito nunca mudou ou foi prejudicada por cantar em "falsete"! Existe muita discussão sobre esse assunto. Na verdade o que faz mal é cantar errado, seja de peito ou de falsete! Se vc tem boa técnica, e realmente tem a consciencia que domina bem a região que vai usar no palco, isso não te causará problemas vocais.

26 junho, 2005 01:15  
Blogger rc_betesda disse...

Olá Cíntia você falo aqui sobre o falsete, mas minha dúvida é sobre a voz de peito você poderia passar algum exercício para treinar essa voz...
Eu aprendi a voz da caixa e quando canto as notas agudas uso apenas ela e me falaram que para as notas agudas ficarem potentes e pra u aguentar mais tenho que fazer junto a voz de peito mas tenho dúvidas de como fazê-la!!!

28 abril, 2009 13:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Google
 
Democracy Now! | Web Banners